Untitled Document
 
Motivação pessoal e profissional
 
Recentemente ouvi um empresário dizer que as pessoas não trabalham de forma produtiva porque não tem motivação. Imagino que você, caro leitor, esteja perguntando qual a diferença entre motivação e vontade de fazer algo. Vamos esclarecer que motivar significa dar motivos, e partir daí surge a vontade de realizar alguma coisa, por causa de algum motivo.
 
A falta de vontade em trabalhar está ligada a motivação. As pessoas têm seus problemas de ordem particular, e chegam as empresas com eles. Dentro das empresas sentem mais problemas, de ordem profissional. Sabemos que todo ser humano tem suas necessidades especiais: alimentação, moradia, vestuário, vida social, lazer, estudo. As pessoas vivem e trabalham para suprir essas necessidades. E quais as necessidades de ordem profissional? Ser reconhecido, valorizado, bem remunerado, ter incentivos para desenvolver sempre mais sua capacidade e melhorar seu desempenho.
 
Mas será que no trabalho encontram motivação para fazer parte de uma equipe com eficiência? O que será que está faltando? Lembre-se que as pessoas trabalham para suprir suas carências, mas que precisam também sentir prazer no trabalho, realização. Devem ter vontade de ir ao trabalho motivadas por e para alguma coisa, que não sejam apenas as necessidades materiais, considerando-se que podem passar dias, meses e anos inteiros no mesmo local.
 
 

Ter motivação pessoal é estabelecer metas a curto e longo prazo e estratégias para realizá-las. O trabalho pode ser uma estratégia de realização dessas metas. Ter motivação profissional é ter vontade de crescer dentro do grupo onde se está inserido, é ter certeza de que sua função é importante, que alguém depende dela e por isso deve ser bem feita. Dentro deste conceito cabe dizer que os sentimentos motivam, mas as coisas concretas também, agora sim falamos de remunuração adequada, treinamento, incentivos, política de benefícios.

Motivação é o conjunto de coisas ou fatores que despertam a vontade de realizar alguma coisa, de chegar a algum lugar, de alcançar objetivos e ter benefícios neste percurso, sejam concretos ou abstratos.


Profª Ana Paula Schramm
Especialista em Finanças e Controladoria
anaprofinancas@hotmail.com

 
 
2010 @ Todos os direitos reservados: Instituto Progredir
eXTReMe Tracker